sábado, 31 de março de 2012

Novidades e o Perigo oculto da pílula

Depois do que me ocorreu e de pesquisar muito na internet. Achei as causas mais constantes para meu tipo de perda gestacional. Minha médica não me indicou um hematologista ou geneticista.... EU fui procurar um. E chegando na médica hematologista e fazendo os exames que na postagem anterior eu coloquei aqui, vi que eu tinha deficiência da proteína S e minha taxa de fibrinogênio estava alta. 


O que seria isso? 

Ela é um tipo de trombofilia. A  trombofilia é definida como a tendência à trombose    decorrente de  alterações hereditárias ou adquiridas da    coagulação ou da  fibrinólise, que levam a um estado pró-trombótico.    


A trombofilia é  classificada como hereditária quando se demonstra  a presença de uma  anormalidade hereditária que predispõe à oclusão vascular, mas que  requer a interação com    outro componente, hereditário ou adquirido,  para desencadear o episódio  trombótico.


 As trombofilias hereditárias  são, na maior   parte dos casos, decorrentes de alterações ligadas aos  inibidores    fisiológicos da coagulação (antitrombina, proteína    C,  proteína S e resistência à proteína C ativada)    ou de mutações de  fatores da coagulação (FV G1691A    ou Fator V Leiden e mutação G20210A  da protrombina). 


A trombofilia  é adquirida quando é decorrência de  outra condição clínica, como neoplasia, síndrome antifosfolípide,  imobilização,   ou do uso de medicamentos, como terapia de reposição  hormonal,    anticoncepcionais orais e heparina. Níveis plasmáticos  moderadamente elevados de homocisteina também podem ser responsáveis  por episódios    vaso-oclusivos. Importante consideração a ser feita é o  território vascular (venoso ou / e arterial) de ocorrência do evento trombótico, já que isto implica em mecanismos  fisiopatológicos diversos, com investigação laboratorial e tratamento  também diferentes. 


Clinicamente, as trombofilias hereditárias  geralmente manifestam-se    como tromboembolismos venosos, mas com  algumas características próprias:    
a) ocorrência em indivíduos jovens  (< 45 anos); 
b) recorrência    freqüente;
c) história familiar de  eventos trombóticos;
d) trombose migratória ou difusa ou em local  pouco comum, e 
e) episódio trombótico desproporcionalmente grave em  relação ao estímulo    desencadeante. Os defeitos trombofílicos podem  também causar várias  complicações obstétricas, como dificuldade para  engravidar,    gestações complicadas, retardo do crescimento fetal,  abortamentos e perdas fetais. 


A investigação laboratorial deve ser  realizada em todas as situações mencionadas. Este estudo, sempre  realizado    temporalmente distante do evento trombótico agudo, inclui a  quantificação    funcional dos inibidores da coagulação, a  quantificação    da homocisteína plasmática, as pesquisas das mutações FV G1691A e G20210A da protrombina, e da presença dos anticorpos  antifosfolípides (anticoagulante lúpico e anticardiolipina). 


Segundo  alguns autores, a presença de hiperfunção plaquetária (Síndrome da  plaqueta viscosa) também deveria ser investigada rotineiramente, por ser causa de tromboses arteriais e / ou venosas. 


Causas de trombofilia: 


* Resistência a proteína C ativada ( principalmente fator V de leiden)
* Mutação do gen 20210 da protrombina
* Deficiência de Antitrombina III
* Deficiência de Proteína S
* Aumento do fator VIII
* Diminuição do fibrinogênio
* Síndrome do anticorpo antifosfolipídeo
* Hiper-homocisteinemia
* Câncer
* Hemoglobinúria paroxística noturna
3· Outras:
 * Gravidez e puerpério
* Doenças mieloproliferativas ( policitemia vera, trombocitemia essencial,etc)
* Síndrome nefrótica
* Hiperviscosidade ( Macroglobulinemia de Walderstron, mieloma múltiplo)
* Doença de Beçhet 



>>>>>> Vcs sabem que o uso de contraceptivos orais, podem fazer, suas contra-indicações? A maioria não sabe, mas uma das conseguências são a diminuição da boa circulação venosa e a formação de trombos por inúmeras ações. Por causa dela me apareceram vários vasinhos na perna. As pilulas que são ricas em estrogênio que tanto adoramos, que nos traz vários benefícios estéticos e também regula o ciclo, diminui a cólica e a TPM. Pra mim, eu adorava porque salvou minha pele mas na verdade ela poderia me matar. 

Leia isso:

O risco trombótico relaciona-se com a dose do estrógeno e com o tipo de progesterona (maior nos de 3ª geração). A maior trombogenicidade dos contraceptivos combinados que contêm progesterona de 3ª geração parece ser secundário ao menor efeito antiestrogênico destes, uma vez que o uso de formulações compostas apenas por análogos da progesterona parecem induzir alterações hemostáticas antitrombóticas.
Também há associação do risco ao tempo de uso, sendo maior no 1º ano, com redução em mais de 50% nos anos subsequentes e desaparecimento cerca de 3 meses após a interrupção da droga.
A terapia de reposição hormonal (TRH) está associada a um risco 2 a 3 vezes maior de tromboembolismo venoso, o que parece ser menor com os transdérmicos, por evitarem o efeito da primeira passagem hepática. Os mecanismos trombogênicos são semelhantes aos dos contraceptivos orais e, embora estes estejam relacionados com um risco relativo maior, o risco absoluto é superior com a TRH devido a outros fatores predisponentes, como idade avançada. 

Retirado so site: 

E DO BLOG:


leiam os comentários de muitas mulheres nesse blog:
http://conduarte.blogspot.com/2008/09/plula-anticoncepcional-assassina.html 


Meninas, vale a pena ler os depoimementos de várias mulheres que tiveram casos de tromboses, com OU sem trombofilias  e relatam que nunca tiveram aviso do perigo do uso de anticoncepcionais. 


Caramba, é de assustar pois uso o diclin e diane 35 desde 18 anos por causa da SOP. É ótimo para isso, limpa a pele que é uma beleza. Mas olha os risco até para quem não tem nada... aí pode começar a ter. Vou saber se é por isso que tenho? sei lá...mas na hora que vi o exame, na hora parei de tomar a pílula...rsss Bem na semana seguinte minha pele já tava brilhando. Mas também nunca saberei quantos livramentos Deus me deu...  pois já viajei de avião algumas vezes, já fui em brinquedos em parques super doidos e lembram quando eu quase fizeram uma laparotomia exploratória (abrir para investigar) para ver se era um apêndice inflamado ou inflamação pélvica e o processo regrediu? nunca houvi de uma apencite regredir..rss mas o meu estava inflamado e regrediu... isso pouco tempo depois de eu perder bella...Nossa...agradeço a Deus por tudo! 




Então vocês procurem com seus médicos a fazer tais exames que certifiquem a pesquisar a parte hemostática e a usar contraceptivos com menos hormonios possíveis, principalmente estrogênio. Se vc é nova, não tome por conta própria, vc mãe leve sua filha e exija exames ao GO. Na reposição hormonal também é bom tomar muito cuidado, porque vejo que nenhum médico, o melhor que for, está se preocupando com isso.



Informação é tudo gente!!

Bem, dia 03 de abril fui lá na hematologista dinovo e conversamos sobre tais exames. Ela falou que preciso tomar um anticoagulante (Varfarim) e na gravidez precisarei tomar clexane diariamente. Bem eu já estava prepara para ouvir isso.  A medicina  veterinária me trouxe graças a Deus mt conhecimento, que não é mt diferente da humana, mas conhecer nem sempre é uma beleza...rsss  as vezes a gente pira mais..rss Mas estou tranquila e a cada dia Deus me diz para confiar e esperar porque a vitória está chegando.... eu creio então.

Irei agora para um geneticista fazer outros exames... Acho que serão os : Fator V de Leiden,
MTHFR mutação do gene Metileno Tetrahidrofolato (MTHFR C677T e MTHFR A1298 C )




Estou pensando quando todos falavam para mim: " Juliana vai dar td certo, a Bella está bem" mas eu sentia q algo tava errado... e quando falavam " tenta dinovo logo, foi só uma fatalidade" e no meu coração eu sentia Deus me falando para investigar, eu orava para me enviar médicos, me direcionar.  Vejo tantas mulheres que perderam 2, 3, 4 bebês e não sabiam de nada...Meu Deus quanto sofrimento!! Precisamos pedir a Deus para dirigir nossas vidas, ele iluminará o caminho...eu sinto ele iluminando o meu. Se não fosse pela perda de Isa, eu poderia morrer por várias causas...e ninguém iria saber o porque. Sempre soube que ela me salvou, se lembram quando eu falei isso? Não me esqueço no dia que Deus me disse isso. Eu estava de resguardo na casa da minha mãe, e de repente eu começo a pensar sobre tudo, perguntar a Deus, falar com ele... e ouço ele me dizer no meu coração: _ "sua filha morreu mas tudo isso não foi para sua morte, mas vc verá..."  Mesmo que o amor que eu sinto por ela me fizesse escolher pela vida dela, eu não sei o que Deus  ainda tem para mim.


Mas através desse blog, eu sempre abri meu coração, tenho contato o que se passa aqui para que talvez alguém passe aqui e veja que sempre há uma saída para nossos problemas, com Deus podemos ter refrigério e vitória. E no final de tudo, a dor e problemas nos trarão coisas boas. Espero q eu abençoe ainda muitas vidas com meu testemunho.



Hoje conheci um blog muito bom de uma querida chamada Fernanda que também tem a trombofilia e passou por mta luta nas suas gestações mas teve mta fé e tem hj 2 meninas em busca de mais uma...linda família. 


Blog: http://gravideztrombofiliamilagres.blogspot.com.br/




por hj é só



Depois vou falar mais sobre as trombofilias. 


bjus










9 comentários:

  1. Oi, Juli!
    Fiz uma visita bem rápida aqui no seu blog. Não deu para segurar minhas lágrimas ao ler sobre o seu testemunho. Só o Senhor mesmo para dar tamanha força.
    Li rápidamente tb seu tópico que fala sobre as trombofilias e vi que vc já está super bem informada. Lá no meu blog falei p vc ir no hemato, mas vc já foi, né? Q bom então.
    Ah, e assim como vc eu tomei Diane por vários anos, andei de avião e fiz cirurgias sem imaginar q tinha este problema...
    É o Senhor mesmo que é soberano e sabe de todas as coisas!
    Vou adicionar seu blog lá na minha página e a gente vai conversando. E aos poucos eu vou lendo o seu tb.
    E obrigada por compartilhar o meu aqui! :)
    Bom conhecer vc. Um bjo, Deus te abençoe!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc Fê! A Gnt com certeza vai conversar mais...rrsrsr beijão

      Excluir
  2. Se fosse para escrever em uma só palavra sobre teu blog com certeza escreveria a palavra CORAGEM.
    Falar sobre nossa vida muitas vezes não é fácil, e muito mais difícil quando vc divide os sentimentos, angustias, alegrias e dores.
    Parabéns!!!!

    Obrigada pela sua visita ao meu blog.

    Já estou te seguindo!!!

    http://sueseuspensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Espera no Senhor. ele está preparando tudo para a hora certa te entregar.

    Obrigada por sua visita lá no Blog.
    Seguindo de volta.

    http://lolinhamaquiada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida, os q esperam no Sr. correrão e não se cansarão, voaraão com asas como águia! Deus te abençoe, bjao

      Excluir
  4. Minha amiga querida; seja muito bem vinda ao meu cantinho!
    Se precisar de alguma coisa da sua amiga aqui....é só deixar recado, tá?
    Um beijão de boas vindas da amiga Cátia.
    http://catiaartesmanuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Juli! Eu sou a Danila, que comenta lá no blog da Fernanda!!
    Adorei seu blog! E como a FEr disse aí em cima, vc está mesmo muito bem informada. Que bom!!! Achei muito legal o post das trombofilias!!
    Querida em breve vamos conversando mais, estou passando rapidinho... bom fim de semana pra vc!!

    ResponderExcluir
  7. Oi linda eu naõ sabia disso adorei ficar sabendo agora, bem completa a postagem adorei.
    Vou esperar sua visitinha, adoro ver vc por lá
    _♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@_____♥
    _♥______/♥__/___♥
    ___♥_____W_____♥
    _____♥♥_____♥♥
    _______♥♥♥♥♥
    FELIZ PÁSCOA!!!

    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir