quinta-feira, 14 de junho de 2012

Oh Grão de bico bomm!

Não fui acostumada a comer grão de bico, fui conhecer em restaurante árabe, a maravilhosa pasta Homus (que vc encontra no final do post). Comi ela mais como salada, com bacalhau e verduras. Hoje fiz ela com atum pois o maridinho aqui adora, e era o que eu tinha em casa. Mas dizem sfor consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino. Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade ou seja, combate a Depressão. Já que não posso tomar mais a pílula, acho que esta vai ser a minha uma arma contra a TPM! E aí vale a pena fazer mais receitas com ela, tem várias pela internet. Fiz uma hoje aqui em casa. Vou deixar aqui para vocês.


Receita da salada de Grão de bico
Esqueci de tirar foto, só lembrei de depois que comermos td...kkkkkkk


1 kg de grão de bico (deixar umas 8 a 12 hs de molho, depois cozinhar com sal por 20 minutos)
Azeitonas verdes
1 Cebola
2 Tomates
3 folhas de Couve
3 ovos cozidos
2 latinhas de Atum light
Salsa e cebolinha
2 colheres de limão
Sal
Regar com azeite extra virgem


Ou você colocar maionese.... Hmmmm uma delícia! O difícil é comer só um pouquinho...kkkkkkk


Não pode comer em muita quantidade mas veja alguns dos benefícios do grão de bico;


Segundo a pesquisadora da Embrapa, Maria Esther Fonseca, o benefícios desta leguminosa são:

O grão-de-bico é

- fonte de fibras, em 100g contém 6g de fibras solúveis;
- reduz o colesterol,
- rico em proteínas, em 100g do grão contém 8,4g
- fonte de ferro
- fonte de magnésio
- rico em cálcio
- contém vitaminas do complexo B
- altas concentrações de ácido fólico (bastante)
- fitoestrógenos
- fonte de triptofano, precursor da serotonina, a qual regula o humor, portanto o grão-de-bico pode auxiliar na depressão.

"O ferro disponível nessa leguminosa (grão-de-bico) é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, sem contar que são totalmente digeridas, o que não acontece com suas congêneres", explica a técnica da Embrapa. O tipo de gordura que tem no grão-de-bico, é o ômega 3 e 6 que evita doenças circulatórias e coronárias...
Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. beleza não? Até o carboidrato do grão-de-bico é especial, porque ele tem um índice glicêmico baixo, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar a chegar o diabetes. O valor calórico dele é baixo, hmm será? kkkk





O grão-de-bico na saúde feminina

Por ser rico em fitoestrógenos, que são hormônios vegetais que previnem a osteoporose é usado na reposição hormonal em mulheres na menopausa. além de prevenir doenças cardiovasculares. E, como já dito acima, o grão-de-bico é fonte de triptofano, precursor da serotonina, a qual regula o humor, portanto o grão-de-bico pode auxiliar na depressão, mal que atinge principalmente as mulheres.

Valor nutricional do grão-de-bico

Em 100g de grão-de-bico já cozido contém:

Calorias – 121 kcal 
Água – 65,8 g
Proteínas – 8,4 g 
Lipídios – 2,1 g
Hidratos de carbono – 16,7 g
Amido – 15,1 g
Fibra – 5,1 g
Vitamina B1 (Tiamina) – 0,1 mg
Folatos - 54 μg
Ferro – 2,1 mg
Fósforo – 83 mg
Potássio – 270 mg

Receita de Homus,

  • 400g de grão-de-bico
  • 3 colheres sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 3 dentes de alho amassados
  • 5 colheres sopa de limão
  • 3 colheres sopa azeite
  • pimenta-síria* a gosto
  • sal a gosto
Bata tudo muito bem no processador ou liquidificador, na hora de servir enfeite com alguns grãos de grão-de-bico, pimenta síria salpicada e regue com azeite, ou apenas com um raminho de hortelã.


Informações do site no --> link  e no --> link


Também diz no site "Para quem quiser emagrecer, uma dica: Comer grão de bico por 2 semanas com legumes e salada e beber água, faz a pessoa emagrecer 13 kilos e detalhe importante, a pessoa não sente fome, ele sacia a pessoa, além dele ser um alimento forte, usado até no combate à anemia!!! " Vixe? 13 kilos? Deve ser apenas com 3 colheres, tipo assim né? kkkk ai ai Comi Hoje umas 8 colheres e com 3 colheres de arroz..kkkk Já vi em algumas dietas com grão de bico e fala para não comer nem arroz e nem com feijão...Por se tratar de uma leguminosa. Mas ela tem mais proteína que o feijão... uma boa p quem quer ganhar músculos e malha.. Mas Qual será a quantidade ideal heinn? 


Olha a dieta aí --> tirado do site --> LINK


Na prática é o seguinte:

Café da Manhã - comer frutas à vontade.

Almoço -  grão de bico com salada ou legumes .... (NADA DE ARROZ COM FEIJAO).

Lanche da tarde - 1 fruta, pode comer com cereal também (NADA DE ADICIONAR ACUCAR)!!!!

Noite - 1 lata de milho-verde com salada ou legumes (No lugar do milho-verde pode ser grão de bico também).

0bs: Nada de comer depois das 8:00 da noite.

SOBRE A DIETA:

Esta dieta faz voce realmente perder quilos, eu mesma fiz e perdi os 13 kilos sem problemas!!!! Digo pra voce que, eu sempre tive problemas em fazer dietas, mas esta valeu a pena.!!!



GORA A PERGUNTA..........PORQUE DO MILHO EM LATA????

1- O milho é um forte aliado na prevenção de intestino preso.Vale lembrar que o alimento também é rico em fibras, ferro, zinco, cobre, cálcio, fósforo, magnésio e carboidratos.

2- O cozimento do milho em latinha não é feito com a espiga, que passa gordura para o grão. Assim, os níveis de calorias e carboidratos ficam mais baixo do que na versão tradicional.


3- É um ótimo remédio contra a fadiga e atua diretamente na formação e conservação da nossa massa óssea.

4- Este nutriente é essencial para turbinar os músculos e desenvolver os tecidos do corpo. Para quem malha e quer ganhar massa mais rapidamente, o consumo de proteína é fundamental.

5- Atua diretamente no funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, evitando aqueles ataques de fome indesejados!!!

OBS: NADA DE COLOCAR SAL.
O milho de latinha já vem pra se comer pronto com salada. Nada de sal!.

QUEM SEGUIR A RISCA A DIETA, POR DUAS SEMANAS PERDERÁ KILOS COM CERTEZA ABSOLUTA!!!!!
POR FAVOR, QUEM FIZER, VENHA DEPOIS AQUI E CONTE COMO FOI E QUANTOS KILOS PERDEU!!!!





Nossa é só falar de perder peso, e claro que fico interessada. Mas td é a força de vontade. O que mais sinto falta é a carne e doces. Se  tivesse um bife nessa dieta tava beleza....kkkkBem em julho irei no endocrinologista, e eu jurei para mim mesma que não comprarei nenhum produto ou farei algo radical antes de perguntar ao médico primeiro. O que estou fazendo é comer regrado, naquelas quantidades 3 colheres de arroz, uma concha de feijão, 1 porção de carne e lotando de salada o prato. Em Julho vou definir como será a dieta e se vou tomar alguma coisa fitoterápica para ajudar. 


Mas com certeza algo que introduzi na minha dieta é o grão de bico, marido tb adorou!


Por hj é só; 


beijus

Um comentário:

  1. humm deve ficar bom hein...
    perder peso e dificil né, abrir mão de varias coisas, mais vai que vc consegue sim, só tem que ter força de vontade né...Bjão

    ResponderExcluir