sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Como driblar a SOP?

Bem meninas, muito tempo que eu não tenho vontade de escrever aqui no blog. Agora que stou trabalhando muito, chego só querendo "SOSSEGO"....rss Mas hoje gostaria de deixar uma postagem sobre algo de utilidade feminina e algo que eu tenho conhecimento. Pois quando me surgiram a acne nos meus 21 anos, fui na minha ginecologista e através da ultra foi diagnosticado a SOP. A partir daí eu comecei a tomar o anticoncepcional diclin, logo depois o diane e diane 35.

Bem, primeiramente vamos entender o que é a SOP.

O que é a SOP?

SOP é a síndrome do ovário policístico. A SOP é uma condição na qual os ovários, e em alguns casos as glândulas adrenais, produzem mais andrógenos (tipo de hormônios) do que o normal. Altos níveis desses hormônios interferem com o desenvolvimento e liberação dos ovos como parte da ovulação. Como resultado, sacos cheios de fluidos, ou cistos, podem desenvolver nos ovários. Uma vez que mulheres com síndrome do ovário policístico não liberam ovos durante a ovulação, ela é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina.



Eu tenho cisto no ovário então eu tenho SOP?


Qualquer mulher pode ter um ou mais cistos nos ovários, mas nem todas são portadoras de SOP. Na maioria das vezes esses cistos não tem importância clínica, pois a própria ovulação corresponde à ruptura de um cisto. Portanto, dependendo da época em que a ultra for feita, é possível visualizar um cisto fisiológico no ovário.

Qual a causa da SOP?

Uma hipótese para o aparecimento da doença seria a alteração do açúcar (a glicose) que não conseguiria ser metabolizada, numa velocidade normal pela insulina, fazendo com que o pâncreas produzisse mais insulina. Este aumento levaria a uma maior produção de hormônios masculinos pelos ovários e esses hormônios, por sua vez, aumentariam a liberação do hormônio LH (luteinizante), que é produzido pela hipófise para estimular os ovários. Por isso tendo os sintomas, é bom ser investigado a resistência da insulina para receber o devido tratamento.

Quais são os Sintomas?

Menstruação irregular (por causa da produção irregular dos hormônios)
Problemas na pele ( hormônio masculino , a testosterona é produzido em excesso e causando maior produção de oleosidade e pelos)
Obesidade (Por causa do açúcar que não está sendo metabolizado
corretamente)

Como a síndrome do ovário policístico afeta a fertilidade?

Os ovários têm folículos, que são sacos cheios de fluido que retêm os ovos. Quando um ovo está maduro, o folículo rompe para liberá-lo de modo que ele possa viajar até o útero para fertilização. Em mulheres com síndrome do ovário policístico, folículos imaturos agrupam-se para formar cistos maiores ou caroço. Os ovos ficam maduros dentro dos folículos agrupados, porém eles não se rompem para liberá-los. Como resultado, mulheres com síndrome do ovário policístico geralmente têm irregularidades no ciclo menstrual, como amenorreia (falta de menstruação) ou oligomenorreia (menstruação pouco freqüente). Um vez que os ovos não são liberados, a maioria das mulheres com síndrome do ovário policístico tem problema para engravidar.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico é feito através da ultra-sonografia e da dosagem hormonal.

O tratamento, se você não quer engravidar é indicado o uso de anticoncepcional oral, que irá boquear a função irregular do ovário, ao mesmo tempo em que impede a ação dos hormônios masculinos.

Nas pacientes sem atividade sexual e que não desejam tomar pílula, a opção é usar a progesterona na segunda fase do ciclo. Isso não é só para mantê-lo regular mas também para proteger o útero de ação irregular do estrogênio se a oposição da progesterona, que normalmente só é produzida após a ovulação.

Para quem tem dificuldades em engravidar, indica-se os indutores de ovulação e entre o citrato de clomifeno é a primeira opção. É fundamental fazer uma ultra pélvica para visualizar os ovários antes de fazer uso do indutor para evitar uma hiperestimulação. Como o uso dos indutores pode ter risco de gestação múltipla pelo aumento da estimulação de folículos -> óvulos.

Apesar da SOP ser a maior causa de anovulação (falta de ovulação), outras situações podem também levar a este problema, como: atividade física excessiva, tumor na hipófise, hiper ou hipo tireoidismo, bulimia, anorexia, doenças nas supra-renais, aumento do hormônio prolactina.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltando....

Bem, depois de 8 anos tomando pílula, em setembro de 2011 parei de tomar para tentar engravidar. Mas como meu ciclo menstrual era uma bagunça, não sabia quando a minha mestruação estava atrasada e não desconfiava em gravidez. Mas em fevereiro descobri minha gravidez, mas infelizmente em junho minha filha morreu com 27/28 semanas de gestação. Foi uma barra, nossa como sofri! Mas fui atrás da causa, pois minha placenta tinha trombos e Deus me dizia que tinha algo, mesmo os médicos dizendo que a primeira gestação é normal. Eu já suspeitava do que era, nesse momento parei de tomar a pílula. E Depois de muitas andanças e exames, achei uma hematologista que fechou o diagnóstico, em trombofilia, eu tenho deficiência da Proteína S.

Eu estava certa, eu estava impedida de tomar a pílula, por ela aumentar as chances de trombose. ( Se você tem muita dor nas pernas, dor de cabeça, e outros sintomas tomando a pílula, pare, pois vc corre risco!) Bem sem a pílula, todos os sintomas que eu tinha me acostumado em não ter mais, voltaram a me assombrar e o pior é não poder tomar o remedinho que deixava minha pele linda. Mas eu tinha que aceitar e correr atrás de medicas preventivas e mediadoras que controlassem os sintomas da SOP.

1 -  Para acne

Sabonete - lavo o rosto 3 vezes (as vezes até mais) por dia com sabonetes especializados

* Eu Indico:
Dermotivin - Galderma


Foi o primeiro que usei, gosto muito dele. Retira a oleosidade e 
mantém o rosto sequinho por mais tempo. 


Oil-Free Acne Wash - Neutrogena



Esse estou usando agora, gostei muito dele. Ele lava sem deixar seu rosto seco, e deixa o rosto macia mas não oleoso. Gostei muito, porque de tanto usar ácidos e produtos para acne estava notando minha pele meio 

Dermax - Galderma ou Actine -Darrow
Eu compro o sabonete em barra para levar para o trabalho já que o pote do sabonete líquido é meio grande. Os que usei foram esses dois, ambos com ácido salicílico e enxofre.

Pomada - uso para prevenir e secar as benditas 

Eu Indico:

Benzac AC 10% - Galderma


Essa contém o Peróxido de benzoíla que funciona através da introdução de oxigênio para o poro quando aplicado topicamente na pele. As principais bactérias causadoras de acne, acnes p. (também conhecido como propionibacteria acnes) não podem sobreviver em um ambiente rico em oxigênio. Assim, quando o peróxido de benzoíla é usado como um tratamento da acne, afetiva mata as bactérias e posteriormente reduz a quantidade de acne na pele. É também um exfoliator poderosa que remove células mortas superficiais da pele e compensação até restos entupimento dos poros que provoca cravos pretos e whiteheads. Esta ação esfoliante frequentemente ajuda a prevenir acne antes de sequer começar.


Differin - Galderma


O adapaleno evita que os poros sejam obstruídos, e surja a espinha e trata as manchas da espinha. 
Vc pode também usar o Vitacid.




Hidratante - Estava notando que minha pele tava meio acabadinha..rss de tanto usar ácidos e produtos para retirar a oleosidade, eu evitava os hidratantes. Aí quando comprava um para testar, mesmo que aqueles para acne, achava que era oleoso e logo apareciam as espinhas.

Esse eu indico:

Hidratante Antiacne Clean e Clear - Johnson e Johnson


Bem esse levinho e tem ácido salicílico para fazer um controle quando hidrata. Uso ele quando chego em casa e mais de noitinha. Porque de manhã/tarde no Rio de janeiro, sem condições..rss Não sei se estou fazendo errado. Mas evito ele para o sol porque tem ácido, e eu acho que meu protetor solar já hidrata um pouquinho.


Protetor Solar - Nem tem como evitar o sol, mesmo que eu queira, morando no Rio. Além do que as lampadas e monitores já queimam nossa pele, então tem que usar o protetor , se vc não quiser parecer um maracujá de gaveta aos 30! 


Eu Indico: 

Anthelios AC Alta proteção Para pele oleosa/ acneica



Ele é um creme levinho, que não deixa a pele oleosa e brilhosa. Meu fator é 4 mas o meu próximo irá ser o fator 50. Para quem precisa usar esses produtos de acne, não é novidade falar que ele é salgadinho...rss Mas vale a pena, porque ele dura muitoooo!


2 - Pelos

Para isso não tem jeito, é a depilação. A melhor é a que a sua pele suporta bem e seu bolso tb..rss Bem estava fazendo depilação definitiva, estava diminuindo muito, Tive que parar por causa do trabalho. Mas voltarei querido laser! Indico com certeza a depilação definitiva. Só pesquise antes sobre o local que vc irá fazer.


3 - Queda de cabelo 

Por causa da produção dos hormônios masculinos, a oleosidade vem que vem com tudo. E o couro cabeludo não fica fora dessa e com isso vem a caspa, seborréia, queda de cabelo e rarefação no topo da cabeça. Isso tudo tem um nome é a alopécia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

O processo acontece devido a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona , lembrando que a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem mas o nível é maior em mulheres com SOP, este resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona). Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.

Outras causas, como anemia ou alterações tireoideanas, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação dos cabelos mas sem o afinamento característico da alopécia androgênica.


Estou começando a ter essa rarefação no topo da cabeça e afinamento dos fios. Meu cabelo era pesado e cheio, agora parece aqueles aqueles fininhos e minguados. vou deixar aqui meu controle.


1- Vitaminas

Foi receitado pela minha dermato e eu adorei, é um polivitamínico e mineral que é especializado para unhas e cabelos que não engorda. Para quem tem manchinhas na unha, meio amareladas, sendo por carência de vitaminas, ela é ótimo. Minha unha que nunca cresceu, cresceu horrores e meu cabelo parou de cair mesmo. 

Eu Indico: 

Dermavite - Stiefel
Bem meninas, esse é o cara, rss ou melhor O Santo Remédio! Mas tem um porém já tem 2 meses que não acho em lugar nenhum. E o pior de tudo é que a volta da queda de cabelo voltou. Para manipular, só achei bem caro. Mas ainda estou procurando uma farmácia de manipulação que se compadeça de mim..rss Para não ficar sem nada mandei manipular na miligrama, o pill food. A fórmula está espalhada pela net. Ainda não chegou, mas muita gente falou bem dele, então resolvi testar. Depois posto os resultados aqui. Mas por enquanto não posso recomendar. 


2- Shampoo 

Para fazer o controle de uma dermatite seborreica é preciso muito mais que um shampoo de mercado. Então fui atrás do famoso Polytar. Mas adivinhem? Também está em falta. E não é coincidência  é do laboratório Stiefel também. Então tentei primeiro o cetoconazol, mas não fiquei feliz com ele. Então eu ia manipular o polytar mas achei um de vet que parece com a formula, também possui o alcatrão (Sebotrat O - Se for usar ele não deixe seu gatinho ir tomar a água no box pois é tóxico para gatos). Bem eu estou testando, vamos ver como vai ser. Uso ele 3 vezes por semana. Então ainda não vou indicar ele. Mas indico o Polytar.

Eu Indico:

Polytar - Stiefel




Queda Prevent - Viscaya 


Para intercalar com esses shampoo medicamentosos, use um produto natural , de ervas, com indicação contra queda e sempre para cabelos oleosos. Indico também o shampoo e condicionador para cabelos oleosos natura e o phytaervas contra queda.

3 - Tônico 

Serve para estimular o crescimento de novos fios de cabelo

Eu indico:

Avicis - Galderma
Indicado para alopécia androgênica (queda por hormônios) leve a moderada. Se for por outra causa não irá funcionar, nem adianta pensar.


Dicas p seu belão:
Não tome banho com água quente.
Não use mais de 1 X por semana shampoo anti resíduos
Quando for pegar sol, coloque um creme com fator de proteção e coloque um chapéu
Não durma ou fique com o cabelo preso molhado.
Não use presilhas que prendem seu cabelo muito forte, prefira as de pano
Lave o cabelo todos os dias.
Não deixe sua tinta,  tonalizante  ou outro produto químico ficar mais do tempo indicado na caixa do produto.
Opte pelos tonalizantes e hennas para mudar a cor do seu cabelo e tingir os fios brancos
Se fizer mechas ou luzes, não faça desde a raiz
Evite o uso de apliques e mega hair
Não coloque creme, gel  ou outro produto na raiz do seu cabelo e não deixe mais que 1 dia.
Evita o uso de escova e chapinha
Corra das progressivas com formol pois é comprovado que elas aceleram a alopecia
Faça sua hidratação apenas 1 X por mês enquanto a queda está excessiva, quando a queda amenizar faça de 15 em 15 dias, se houver necessidade vá diminuindo o intervalo.




3 - Obesidade

 Com certeza há uma dificuldade maior de emagrecer que as pessoas sem sop. Mas tem que haver um esforço maior e força de vontade.E não tem jeito. Tem que ter Reeducação alimentar e exercícios. E para quem tem SOP vale pedir seu médico endocrinologista para pesquisar a resistência da insulina e conversar sobre o uso da metformina. Ela ajuda a sua glicose a ser metabolizada e pode te facilitar a emagrecer. Mas só pode ser por prescrição médica. 


Então como não há cura para SOP, e não posso tomar mais a pílula. Tenho que fazer esse tratamento para amenizar os sintomas. Mas se você pode tomar a pílula e não possui nenhuma pré-disposição a tromboses. Procure com seu ginecologista/endocrino o melhor remédio para seu caso.

4 - Infertilidade

Graças a Deus não tenho esse problema mas como coloquei aí em cima. Para quem tem dificuladade de engravidar, procure um bom GO para te indicar indutores e acompanhar seu caso com ultras e exame, vale a pena procurar um GO em reprodução humana para te ajudar. E tenha fé, faça sua parte, se cuide, busque a Deus, que Ele vai abrir seu caminho para que você realize o sonho de ser mãe. Não esqueça: "tudo é possível ao que crê!"

Por Hj é só...


A interessadas em saber mais sobre trombofilia, convido a fanpage no facebook, chamado 
Guerreiras em busca de um milagre.

11 comentários:

  1. olá Juli
    eu tenho SOP desde de novinha
    depois da minha primeira filhota
    e 3 anos tentante a engravidar
    agora estou gravida de novo
    fiz o tratamento com indux e metformina indicado
    para diabéticos, tive que perder 10 kilos que eu estava acima, 3 meses depois olha eu gravidinha

    amei as dicas parabéns pela postagem
    lindo fim de semana beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. de nada querida
    amei sua visita e carinho
    linda semana e volte sempre
    beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei seu post, dos mais completos que já vi!!
    Tenho SOP e resistencia a insulina.
    Tomo metformina e anticoncepcional.
    Até que enfim alguém que me entende, hehehe
    Porque as pessoas só sabem encher o saco por conta dos quilinhos a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo mesmo jana...rss estamos na luta! rss bjao

      Excluir
  4. Tenho sop agora a três meses tive uma trombose ... Tive q parar com o anticoncepcional e n sei como tratar agora a sop

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por seu depoimento. Tenho SOP e A GO me receitou o anticoncepcional, eu não quis tomar pois quero engravidar e não tem lógica tomá-lo, mas ficava com receio de que fosse o melhor tratamento. Agora com o seu depoimento não tomo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa sério mesmo. De todos os sites que eu já li e pesquisei sobre Somp as suas explicações e indicações foram as melhores. Simplesmente amei

    ResponderExcluir
  7. Nossa sério mesmo. De todos os sites que eu já li e pesquisei sobre Somp as suas explicações e indicações foram as melhores. Simplesmente amei

    ResponderExcluir
  8. Adorei ,esse tema é novo para mim...ta bem legal o post

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. Eu tenho SOP, e trombofilia em 3 fatores, é muito importante a conscientização das mulheres em pesquisares com seus médicos sobre a trombofilia, pq pode matar mesmo.

    ResponderExcluir