quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Friozinho com sopinha

Hoje tá super friozinho aqui no Rio, chovendo e graças a Deus pude ficar em casa. Porque deve estar tudo uma loucura pq está chovendo desde madrugada. A Vó do Andrews é uma mãezona, sempre tenta me animar, ora por mim e sempre traz uma comidinhas para mim ou me chama para almoçar com ela. Ela é uma fofa, chamo ela de avó porque me sinto realmente uma neta para ela. Num dia fiz uma sopa de vaca atolada e dei para ela provar, ela adorou. Falo "sopa" porque a Vaca atolada mesmo são com a mandioca em pedaços... tipo um ensopado, não costumo fazer assim, faço mais em pedaços com uma carne de assar em pedaços também, do jeitinho que minha mãe costuma fazer.... Faço mas não sai do jeitinho da mamãe... rss Bem a sopa é com aipim batido do liquidificador, tipo como o bobó... e nem pense achar que é uma sopinha levinha, porque ela como diz minha irmã tati "tem mt sustância"....rsss  Mas é uma delícia nesse friozinho e foge um pouco das sopas que fazemos direto como a de ervilha, caldo verde e de legumes.



Sopa Vaca atolada



Ingredientes

1 kg de costela bovina
4 dentes de alho
2 cebolas em cubos
1 colher (sopa) de coloral
Óleo ou azeite para dourar a carne
2 l de água
Suco de 1 limão
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
3 tomates picados
1 cubo de caldo de costela
1 kg de mandioca cozida e batida no liquidificador
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne com o alho, o sal, a pimenta e o limão. Em uma panela, aqueça o óleo ou o azeite e doure bem a carne dos dois lados.  Acrescente a cebola, os tomates, as folhas de louro, o caldo de costela esfarelado e a água quente. Depois coloque o coloral e pingue um pouco mais de água. Costumo a botar um pouquinho na panela de pressão por uns 25 minutos e também cozinhar o aipim e a costela separamente, porque a costela na maioria das vezes tem mt gordura. Mas você pode cozinhar a costela e a mandioca juntos. Bata a mandioca no liquidificador com um pouco de água.

Numa panela doure a cebola e o alho, depois coloque os pedaços de costela e logo depois o creme de mandioca. Acrescente o caldo que sobrou da costela, aos poucos até dar o ponto. E se quiser bote um mais um pouquinho de coloral. Finalize com a salsa e a cebolinha. Acerte o sal com o caldo de costela. 

 Bom apetite!!!

Por hj é só

beijuss

Um comentário: