quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

sindrome de anticorpos antifosfolípides (SAAF)

Hoje no programa Mais você, ai como chorei vendo a história de um casal que lutava para engravidar e depois manter a gestação. Ela foi diagnosticada com a  síndrome de anticorpos antifosfolipídes. Ela teve uma perda recente mas depois de tanta luta conseguiu engravidar, seu bebê que teve que nascer prematuro para evitar morte e ficou um bom tempo na UTI para ganhar peso.

Quer ver a reportagem, clique aqui - http://maisvoce.globo.com/videos/t/programas/v/mais-voce-explica-o-que-e-a-sindrome-do-anticorpo-antifosfolipede/1813438/ 


Nessa doença,  o organismo produz anticorpos contra o próprio corpo, onde acontece tromboses na placenta impedindo o bebê de receber os nutrientes necessários. Essa trombofilia pode levar a abortos sucessivos (na maioria das vezes no primeiro trimestre) ou até perda tardia. Com a suspeita junto ao histórico, deve-se investigar laboratorialmente alguns anticorpos para o diagnóstico da doença. O tratamento é a base de medicações, como: AAS, heparina para evitar a agregação plaquetária e tb é usado corticóides para fortalecer o pulmão do bebê no final da gestação.

Eu mesma depois da morte de Isa, tive que fazer alguns exames laboratoriais, para investigar doenças relacionadas com trombose placentária.

Pedidos pelo Reumatologista:
Hemograma Completo
Úréia / Creatinina
Anticorpo IgG Para Toxoplasmose
Anticorpos para Hepatites
Homossedimentação 1 hora;
Protrombina, sua atividade e relações;
Tromboplastina parcial e relações;
Fator antinuclear (auto anticorpos contra antígenos intracelulares)  - FN
Avaliação total - renal
Pesquisa de anticorpos anti-DNA
Anticorpos anti Ro-SSA
Dosagem de complemento total
Anticorpos IGG anti- Cardiolipina
Anticorpos IGM anti- cardiolipina
Reação quantitativa de VDRL
Hormonio estimulante da tireoide - TSH
Tiroxina Livre - T4 livre
Anticorpo antiperoxidase tiroideana - TPO - antiperoxidade tiroideana
Pesquisa anticorpos Anti-tireoglobulina

Pedidos pelo Hematologista:
Primeira Fase
Hemograma completo
Ferro
Ferretina
Vitamina B12
Ácido fólico
Hepatograma completo
Proteína C reativa
Homocisteína
Proteína S da coagulação
Proteína C da coagulação
Anti-trombina III
Fibrinogênio


As trombofilias adquiridas que estão mais relacionadas com a ocorrência de trombose são:

• O anticorpo anticardiolipina: é um teste mais sensível, sendo encontrado em cerca de 80% dos pacientes com SAAF, no entanto, é menos específico, podendo ocorrer em uma variedade de outras condições. Logo após um evento trombótico, o teste para aCL pode estar transitoriamente negativo porque há um consumo do anticorpo. Recomenda-se outro teste três meses após o evento trombótico. Quanto maior o título do aCL, maior a chance de eventos trombóticos.
• O anticoagulante lúpico: é menos sensível (presente em 15 a 40% dos pacientes com SAAF), no entanto, raramente é positivo em outras condições além da SAAF.

As trombofilias hereditárias são :
• Deficiência de proteína C
• Deficiência de proteína S
• Deficiência de antitrombina
• Presença do Fator V de Leiden
• Presença de uma mutação no alelo G20210A do gene da protrombina
• Presença de uma mutação no gene da enzima metileno tetrahidrofolato redutase (MTHFR).
* Ver se há alteração da lipoproteína A e de vitamina D.
* Faça tb o FAN e Nk
* Mutação do gene da protrombina e mutações e MTHFR


Apesar de está doença não ser muito conhecida, ela tem sido muito discutida em foruns onde há presença de mulheres que perderam seus bebês. Pode haver sucesso na gestação quando se é usado as ferramentas necessárias junto a médicos especializados. Se você teve uma perda, peça seus médico para investigar. Mesmo que seu médico ache que seu caso não concide com o histórico. Eles só costumam a investigar quando há perdas sucessivas. Bata o pé e peça para ele pedir os exames.



Quer conhecer mais sobre esta doença?
Acesse:
http://www.consultormedico.com/consultar-doencas/outras/sindrome-do-anticorpo-antifosfolipide.html
http://blog.danieldiogenes.med.br/2011/05/saaf-sindrome-de-anticorpos.html



Meus exames estão todos normais, graças a Deus. Estou na luta para emagrecer e depois disso começar a tentar engravidar. É uma doideira como pensamos que as coisas nunca vão acontecer com a gente. E olha que depois da morte de Isa, ouvi tantos casos que morte fetal em idade gestacional tardia. Tem acontecido muito. Mas independente das dificuldades, dos resultados dos exames, dos laudos médicos, há uma palavra de vida em meio a isso tudo. Deus, nosso paizinho, tem sempre o melhor para nós. As vezes ele fecha uma porta para nós, que no momento doí muito, não entendemos, para abrir outra na frente. E fecha porque ele sabe que talvez não conseguiríamos dar conta no que estava por detrás daquela porta. Deus sabe o que podemos suportar e o que é preciso para no fazer pessoas melhores.



Quando perdermos nossos queridos...É preciso trocar nossos questionamentos, lamentos por gratidão e confiança nEle. Só Ele sabe do nosso futuro, pois ele olha de cima. Nós só vemos o que está aos nossos olhos. Há um infinito de doenças que podemos nos deparar e elas podem até tentar nos impedir de conquistarmos nossos sonhos. Mas Deus é maior, Ele é o remédio e a cura para qualquer tipo de doença. Já vi tantos milagres acontecerem, que não posso duvidar do Seu poder.


Depois de receber a sua cura de Deus, você precisa regar essa semente que vc recebeu. Como? Louvando e agradecendo a Deus todos os dias pela sua cura.  Fé é acreditar que semente está lá mesmo sem ver.  Fé é acreditar que foi curado, mesmo sem sentir. Enquanto espera pela manifestação da cura, louve a Deus todos os dias. Deste modo, você estará a regar a semente de cura, para que ela cresça. Se você começar a olhar para a doença e para os sintomas, em vez de olhar para Jesus e para a sua Palavra, o diabo virá e roubar-lhe-á a semente.  Mas nós nunca vamos deixar o diabo roubar a nossa cura, porque já aprendemos o segredo.



Tantos testemunhos tenho visto, amigos, internet , na minha igreja... E Curas em minha própria família.  Giovanna é o milagre da família mais recente. Diagnosticada com síndrome desdo ventre, foi consagrada a Deus e oramos muitoo... e ela nasceu perfeita, linda. É tão inteligente e ativa que não há como reclamar da sua bagunça. Ela nos lembra que Deus é real e vivo está! Já está na escolinha e chora quando descobre que é final de semana e não tem aula.....rsrrrs Deus queira q seja sempre assim...rss Deixe Deus botar mais fé e esperança no seu coração para vc ver que não há impossíveis para Ele!



Bem...por hj é só


bjão

10 comentários:

  1. Juli, gostei muityo da postagem, ajuda muita gente essas reportagens....
    Vc fez esse monte de exames, e os medicos dissem o que, o que aconteceu com vc ?
    Alias vc n unca falou muito sobre isso, deve dore né, desculpa tocar no assunto !

    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú... bem foi feito a necropsia da placenta e da bebê e constatado Vascolopatia trombocítica - ou seja a chegada de pouco sangue e O2 na placenta. Aí pode ser por muitas coisas, pressão alta, doenças autoimunes, etc... Mas na necropsia tb viram q seus ossos estavam mto achatados para a data do óbito... Deus sabe o que faz querida Lú, até a médica disse: "Jú, vc aguentou isso mas Deus sabe se aguentaria uma filha sem andar , na cadeira de rodas... ou até morrer com mais idade..." Hoje olho para tudo, e posso agradecer... Pq mesmo que doa a saudade, e não tê-la, e não suportaria vê-la sofrer, Deus é pai e sofreu ver seu filho tb sofrer e morrer... Ele sabe como é isso. Estou sendo acompanhada por uma hematologista e fazendo todos exames, que graças a Deus será td normal. Eu creio. Deus abençoe a família aí, esteja sempre juntiho de Deus querida Lú! Beijokas

      Excluir
  2. Adorei, Jú! Você não está só passando informações boas, você é uma agente de milagres. Semeando a boa semente no coração de quem visita seu blog. Gigi é mesmo nosso milagre, né??? E muitos ainda virão. bjs... te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê, sei que na nossa dor, podemos ser porta de solução para muitos e esperança. Como vivemos milagres com a Gigi, Deus tem mto mais p nós e p td aquele q nEle crê. Tb te amo, bjus

      Excluir
  3. Oi Juli!
    Achei seu blog pesquisando sobre casamentos, eis que vi esse post lindo que vc fez!!! Primeiro de tudo parabéns por essa coragem em falar tão abertamente sobre o que aconteceu!! E pode ter certeza de uma coisa, Deus está reservando algo muuuito bom para você!!

    Será que posso te incomodar com algumas dicas para o meu casamento? Vi seus posts antigos e me inspirei bastante!! Será que vc me ajuda? Caso concorde te mando um email, pode ser?

    Obrigada desde já e mais uma vez parabéns por toda essa força!!! =)

    PS: A minha aliança é igual a de vocês!!! linda, né?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigado pelas palavras. Em cada dificuldade temos q aproveitar p crescer e ouvir a Deus...
      Vou te dar meu e-mail (julicrf@msn.com ou julicrf@yahoo.com.br) e pode enviar o email querida. Essa fase é corrida mas sabe que eu até sinto falta dos meus momentos noiva neurótica de ser...rss
      Ahh aliança é linda mesmo, não arranhaa, para eu q sou super estabanada é a melhor! kkkkk

      beijinhos

      Excluir
  4. Oi Juli, vc é guerreira parabéns!!!
    Me chamo Marcia e estou investigando a causa de 5 abortos em 9 anos, mas os médicos não descobrem nada, exames normais...há alguns dias vi o programa Mais Você e me chamou atenção a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipede..vamos manter contato, me sinto mais confiante com a tua força e fé...
    beijos e se cuida

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Juli que difícil tudo o que você já viveu não é? Sei bem o que é isso. Não sou médica nem tampouco passo perto disso. Apenas vivi na pele alguns momentos muito difíceis e entendi que os médico ainda nos devem muito. Nem todos estão interessados em estudar o ser humano e a vida dos outros para eles, também parece não valer muito. Enfim, estamos vivos por Deus! e tomara que você consiga realizar seu desejo de ser mãe. Me atrevo a tentar um dia marca uma hora com DR> Ëlbio que é o médico melhor pra falar a respeito do seu caso. Pode ser que no Rio tenha alguém que possa te ajudar, mas vc terá que investigar muito bem isso. Enfim, não desista. Se cuida, depois volto aqui pra saber mais de tudo que te envolve nisso. Um beijo e muita saúde e felicidade a você e sua família, CON

    ResponderExcluir
  7. Oi Juli, estava pesquisando sobre anticorpos anti cadiolipina IgM pq o meu deu 22,0 e acabei encontrando seu blog, adorei ,,tbm tive um aborto estava com 11 semanas, dolorido demais, é uma ferida que deixou cicatriz, meu angiologista que requisitou alguns destes exames que vc fez, pois a ginecologista falou que a primeira gestão 20% das mulheres abortam, o angiologista não concordou e pediu para eu mudar de ginecologista, e estou a procura.

    ResponderExcluir